3º Seminário Regional do Agronegócio foi realizado nessa quarta-feira

O evento aconteceu no Salão da Comunidade Evangélica de Três de Maio

1º palestrante: Bolivar Nóbrega de Faria
Organizado pelo Curso Técnico em Agropecuária e o curso superior em Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), o 3º Seminário Regional do Agronegócio foi realizado nessa quarta-feira, dia 23 de outubro, no salão da Comunidade Evangélica de Três de Maio. O evento foi promovido pela SETREM, em parceria com a Camera, Agroceres Multimix e Sicredi.

Um grande público acompanhou as palestras durante todo o dia. A abertura oficial aconteceu às 09:00 horas, com a presença de autoridades. Após, teve início o ciclo de palestras.

1ª Palestra: Nutrição de vacas em período de transição
2º palestrante: Marcos Ortiz
O palestrante Bolivar Nóbrega de Faria falou sobre o ciclo produtivo das vacas, o consumo e a importância da qualidade do mesmo no período de transição. Segundo Bolivar, é preciso ter uma atenção redobrada com esses animais, pois eles precisam de uma boa preparação para que não tenham problemas após o parto

2ª Palestra: Da cidade para o campo: A construção de uma propriedade
O produtor Marcos Ortiz falou sobre a reestruturação da propriedade rural da família, usando um sistema de integração lavoura pecuária, recuperação do solo e a constante busca por conhecimento.
Ao meio dia foi servido almoço aos participantes do Seminário

3ª Palestra: Silagem de milho: como garantir volumoso de alta qualidade
3º palestrante: Patrick Schmidt
Patrick Schmidt abordou todas as etapas para a conservação de volumoso através da silagem da cultura do milho. Falou sobre a história do método, os processos envolvidos e os resultados obtidos em pesquisas realizadas pela sua equipe. Segundo ele, há diferenças na produção de leite das vacas, de acordo com a qualidade da silagem. Vacas que consomem silagem de alta qualidade produzem mais.  O palestrante explanou também sobre as perdas, que acontecem desde a hora da preparação da área onde será cultivado o milho, até a abertura do silo. A compactação no silo também é um fator determinante para reduzir perdas e melhorar a qualidade do volumoso. Um detalhe importante: quanto mais forte o cheiro da silagem, melhor a qualidade.

4ª Palestra: Nutrição de vacas em lactação e bem estar para vacas
O palestrante Euler Rabelo, da Rehagro, falou sobre a nutrição, alimentação e bem estar dos animais. Segundo ele, a alimentação na produção de leite representa entre 40 a 60% do custo total da atividade: leite entra pela boca da vaca, enfatizou.  É importante também evitar mudanças de consumo, principalmente na época de transição (período seco) dos animais

4º palestrante: Euler Rabelo
O bem estar dos animais é fundamental. Cada animal deve ter um espaço de 5m2 de sombra e cerca de 75 cm de espaço no coxo para que não haja competição entre os animais.

Ganhador da ovelha oferecida pela SETREM (no centro)
Alguns dados sobre o tempo que vaca gasta em atividades durante o dia: A vaca gasta 05 horas comendo (em sistema freestal) e 8 horas em sistema de pastoreio;  de 12 a 14 horas deitada;  de 2 a 3 horas em pé, caminhando, brincando; 0,5 horas bebendo água, o que somam de 20,5 a 21,5 horas/dia necessários para essas atividades, mais cerca de 2,3 a 3,5 horas ordenhando – totalizando assim 24 horas.

A nova vitamina que está sendo muito debatida, segundo o palestrante, é a Vitamida “D”, de descanso. Quanto mais tempo a vaca descansa, mais leite ela produz, e para isso é fundamental o conforto. Um local adequado, com sombra, é o ideal.

Durante o seminário foram sorteados vários brindes, entre eles uma ovelha, oferecida pela SETREM. O ganhador da mesma é do município de Nova Candelária.

Texto e fotos: Vanderlei Holz Lermen

Nenhum comentário:

Postar um comentário