Dia de campo sobre Cultura de Verão foi um sucesso

Evento reuniu mais de 450 pessoas na tarde dessa sexta-feira, dia 07 de março, no campus da SETREM em Três de Maio. Produtores e profissionais da área participaram do evento que teve o foco na cultura da soja.

O tempo colaborou para a realização de mais um dia de campo no campus da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM – em Três de Maio. Os participantes foram recepcionados no pátio da instituição e após foram para a área experimental da escola. Durante a tarde foram apresentadas novidades em relação ao manejo de pragas, espaçamento, inoculação e novas variedades da cultura. Dividido em várias estações, o evento teve a participação de renomados palestrantes que trouxeram novidades para os produtores de soja de toda a região, que estiveram presentes.

Na Estação 1 o assunto abordado foi "Densidades e espaçamentos de soja para altos rendimentos", com Mércio Strieder, da Embrapa Trigo. Na estação os produtores puderam ver os resultados das diferentes formas de plantio da soja, com vários espaçamentos e densidades. Pires falou sobre a redução de espaçamento, de 45 para 20 cm, plantio cruzado e as variações de plantio e produtividade. Segundo o palestrante, o melhor espaçamento seria 20 cm entre linhas, observando a população de plantas por m².

Estação 2: "Uréia em cobertura x inoculação de sementes em soja", com Paulo del Vale Pereira, da Embrapa Trigo. Pereira falou sobre o uso do nitrogênio na cultura da soja. Enfatizou também o uso de inoculante na semente, o que garante uma melhor fixação de nitrogênio pela planta, propiciando aumento na produtividade, sem a necessidade de aplicação de uréia. Destacou os cuidados que o produtor precisa ter para que essa tecnologia traga retorno e funcione perfeitamente. Segundo o palestrante, o inoculante é um “insumo vivo”. “Após aplicado na semente, essa deve ser plantada o quanto antes para que seu efeito seja maior. A sobrevivência máxima dessas bactéria é de 5 dias. Para uma boa inoculação, cada semente necessita receber cerca de 1 milhão de células”.

Estação 3 "Controle biológico de pragas da soja (lagartas - inclusive a Helicoverpa e percevejos)", com João Leonardo Pires da Embrapa Trigo. O palestrante falou sobre o manejo integrado de pragas e destacou a importância do produtor fazer o acompanhamento da sua lavoura, fazendo o uso do pano de batida.  “O uso do pano de batida é fundamental para ver o nível de infestação de pragas e fazer o reconhecimento das mesmas, para decidir qual produto deverá ser usado e quando deverá ser aplicado”. Outro ponto apresentado foi o mau manejo do uso de inseticidas, sendo usados, algumas vezes, de modo exagerada e sem necessidade.
A estação 4 foi dividida em várias subestações, onde os produtores puderam conhecer novas variedades de soja. Essas estações estiveram sob a responsabilidade das empresas COODETEC, Syngenta, Pioneer, CCGL, Fundação Pró-Sementes, Brasmax e Nidera.

A atividade foi promovida pela SETREM, Sicredi, Cotrimaio, Emater/RS tendo como parceiros Embrapa Trigo, Nidera, COODETEC, Syngenta, Pionner, Monsanto, Brasmax e Fundação Pró-Sementes.

Os organizadores do evento agradecem a todos pela participação em mais um dia de campo.

Confira todas as fotos do evento no Facebook da SETREM

Texto e fotos: Vanderlei Holz Lermen

Nenhum comentário:

Postar um comentário