Estudantes do CTA participaram de Dia de Campo em Boa Vista do Buricá

Estudantes do segundo semestre do 4º CTA – Curso Técnico em Agropecuária, acompanhados do Coordenador do curso Claudinei Schmidt, participaram das atividades. Estiveram presentes também os professores Marcelino Colla e Marcelo Rigo.
 
Aproximadamente 600 pessoas, vindas de 18 municípios do Noroeste, participaram do Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira. O evento foi realizado na sexta-feira, dia 13 de setembro. Pela parte da manhã, as atividades aconteceram na propriedade de Valdir Justen, na localidade de Bom Princípio, interior de Boa Vista do Buricá. A propriedade é integrante do programa Pró-Leite Noroeste.
 
Durante o Dia de Campo foram apresentados resultados obtidos pela família com a atividade leiteira nos 19 meses de atuação do programa, fruto de um convênio da Fundação Banco do Brasil (FBB/BNDES) e a Fundação de Capacitação e Desenvolvimento (Funcap) de Três de Maio, em parceria com a Emater/RS-Ascar; Prefeitura de Três de Maio, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Independência e Horizontina; Banco do Brasil, Cotrimaio, Sicredi, Certhil; Fahor; Unitec; Associações Comerciais e Industriais; Sindilojas e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Os recursos financeiros para execução do Projeto são oriundos da FBB/BNDES, atendendo por 24 meses, 105 famílias nos cinco municípios de abrangência na região. Segundo o presidente da Funcap, e professor do Curso Técnico em Agropecuária da SETREM Marcelino Colla a “intenção é dar continuidade e ampliar o trabalho com leite para um maior número de famílias e de municípios.
 
Na parte da manhã, as atividades foram divididas em 5 estações:
Estação 1 – Irrigação
Estação 2: Qualidade do leite
Estação 3: Criação da terneira
Estação 4 – Manejo e adubação de pastagens
Estação 5 Planejamento e resultados da propriedade
 
A programação seguiu à tarde com um ciclo de palestras. O supervisor da Emater/RS-Ascar Joney Braun, explanou sobre sistema silvipastoril. Já o supervisor Flávio Joel Baz Fagonde abordou a sucessão familiar rural, e o assistente técnico regional Ivar Kreutz destacou a importância e as perspectivas da atividade leiteira para a agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário