SETREM participa de dia de campo de Capacitação em Citricultura em Santo Cristo

Professores, estudantes e estagiários dos cursos de Bacharelado em Agronomia e Técnico em Agropecuária estiveram presentes.



Proprietário Eng. Agrônomo  Henrique Kist
No dia 27/03/13 realizou-se um Dia de  Campo na propriedade rural do Engenheiro Agrônomo Henrique Kist no município de Santo Cristo/RS, para a capacitação de produtores rurais, técnicos e estudantes da região Noroeste e Missões. Participarem deste evento 60 pessoas dos diferentes municípios que compõe o Território Noroeste e Missões, onde já existem propriedades com cultivo de citros ou que pretende-se implementar novas áreas. 


Para a realização da capacitação se fizeram presentes os pesquisadores da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) o  Dr. Roberto Pedroso de Oliveira pesquisador da área de Biotecnologia/Produção de Mudas e Andréa Denise Hildebrandt Noronha Supervisora do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia.

Área implantada
A escolha do local para a realização deste evento, foi em função da propriedade do Engenheiro Agrônomo Henrique Kist possuir uma área de 20,00 hectares de pomar, sendo destes 8,00 hectares cultivados com citros de mesa. Nesta área estão sendo cultivadas com  cinco cultivares de citros: Satsuma Okitsu, Clemenules, Montenegrina, Ponkan (Bergamotas) e Valência (laranja de umbigo). 

Entre os assuntos discutidos neste Dia de Campo destacam-se as questões relacionadas a influência do clima e solo sobre as características organolépticas dos frutos ( cor, sabor, aroma, acidez e teores de açúcares). Também foram salientadas as questões relativas ao mercado como a globalização, novos nichos e a produção de citros de mesa, ou seja, para consumo in natura, principalmente com frutos apirênicos (sem sementes).


Quebra-vento com Casuarina
Além desta capacitação, outra ação para possibilitar a qualificação os produtores, técnicos e estudantes da região, através de dias de campo, aulas práticas e pesquisa, será a implantação de 2,0 hectares de citros de mesa na região Noroeste, com cultivares de citros de mesa desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado. Estes 2,0 hectares serão distribuídos em três locais: na Escola Fazenda da SETREM na localidade de Esquina Motta no município de Independência, uma segunda área no município de Porto Mauá e a terceira em Porto Vera Cruz.

Participantes da capacitação

A Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM, está participando deste processo de qualificação através dos cursos de Bacharelado em Agronomia e Técnico em Agropecuária com o envolvimento dos seus professores, estudantes e estagiários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário