Mercado exige profissionais qualificados

Formação técnica aliada à humana é um dos diferenciais do Curso Técnico em Agropecuária da SETREM

O setor agropecuário é um grande propulsor do desenvolvimento econômico, representando no Brasil, na safra 2011/2012, 22,74% do Produto Interno Bruto (PIB), 41,7% das exportações totais e 40% da oferta de empregos. O resultado tem como base os investimentos em técnicas de produção, máquinas e equipamentos, insumos e, principalmente, na qualificação da mão de obra, área atendida pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) há 42 anos através do Curso Técnico em Agropecuária (CTA).

Os profissionais formados na Instituição saem preparados para atender às necessidades de produção, bem como as de organização do agronegócio, visando à qualidade e a sustentabilidade técnica, econômica, social e ambiental. Há total atenção também com formação cidadã, preparando pessoas capazes de interagir com a sociedade na defesa dos recursos ambientais, despertar o espírito crítico para que o técnico ao ingressar no mercado de trabalho tenha a habilidade de analisar os processos de produção, sendo capazes de transformá-los de forma empreendedora, quer seja atuando na produção direta, na extensão ou na pesquisa.

Espaço para a prática

A SETREM disponibiliza aos seus estudantes vivenciar na prática atividades na Área Experimental, Tambo, Agroindústria, Setor de Suinocultura, Avicultura, Pequenos Animais, horta, pomar, estufas agrícolas, laboratório de análise de solos e de sementes, situadas no campus da escola; bem como na Escola Fazenda, localizada no interior do município de Independência. A Área Experimental possui aproximadamente cinco hectares onde são desenvolvidos os ensaios experimentais com diversas culturas de interesse agronômico. Já a Escola Fazenda conta com uma área de aproximadamente 160 hectares cultivados, sendo utilizada para a realização de testes, em áreas extensivas, de acordo com os resultados dos ensaios efetuados na Área Experimental.

O tambo mantêm um plantel de animais das raças Holandês e Jersey, com aproximadamente 45 vacas em lactação, terneiras, novilhas em criação, vacas secas e ainda os machos criados em confinamento para abate. Ocorrem ainda aulas práticas que envolvem a diversificação de culturas, implantação de um plano de rotação de culturas, conservação do solo e da água, sistema de semeadura direta, regulagem e manutenção de máquinas e implementos, vistoria de lavoura para produção de grãos e de sementes, manejo integrado de pragas, doenças e plantas invasoras, além da realização das avaliações de rendimento e perdas na colheita.

Profissional completo

No setor pecuário, há estrutura para Suinocultura, Avicultura, Ovinocultura, Pequenos Animais e Apicultura. Além da produção agropecuária, a instituição também trabalha com a agroindustrialização como forma de agregação de valor aos produtos agropecuários. Para isso, contamos com uma agroindústria composta por três partes distintas, quanto ao processo de industrialização: uma área destinada a produção de derivados de leite, a segunda para produtos cárneos e a terceira para vegetais.

O CTA trabalha também com a produção de hortaliças em cultivo a campo, em estufas agrícolas e sistema hidropônico, bem como a produção de plantas ornamentais realizada em ambiente protegido nas estufas agrícolas. Usufruindo desta estrutura, a SETREM tem como objetivo habilitar profissionais para gerir a propriedade rural, bem como para orientar os produtores rurais através das atividades de extensão, a fim de suprir necessidades do mercado regional. Isso é possível devido à realização de atividades que proporcionam aos estudantes a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos através da realização das atividades práticas; dias de campo e participação em seminários.

Também são realizados trabalhos como o “Projetão”, que desafia os estudantes no planejamento de uma propriedade rural, demonstrando sua viabilidade técnica, econômica, social e ambiental, numa perspectiva de vivenciar os desafios da futura profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário